Quem Somos
A Vallis Habita, E.M. é uma empresa municipal, de capitais exclusivamente públicos, criada para gerir o Parque Habitacional da Câmara Municipal de Valongo que tem como sócio único a Câmara Municipal de Valongo. Iniciou a sua atividade em outubro de 1998 e desde a sua criação adotou um conceito de gestão de grande proximidade na relação com os inquilinos dos empreendimentos de habitação social (EHS) sob a sua gestão.
Os principais objetivos
- Garantir a manutenção dos edifícios, equipamentos a disposição dos residentes e espaços envolventes aos empreendimentos;
- Promover uma administração patrimonial e social através de uma manutenção de um cadastro dos bens imóveis e uma base de dados relativa aos inquilinos e seus agregados familiares;
- Realizar a cobrança das rendas das habitações;
- Promover uma gestão integrada e participada pelos inquilinos nos empreendimentos através de administrações das áreas comuns;
- Promover a melhoria das condições de vida nos empreendimentos;
- Desenvolver, em conjunto com os Serviços da Câmara Municipal de Valongo, acções de formação e informação juntos das famílias residentes;
- Executar obras de recuperação nas habitações devolutas de modo a garantir que estas fiquem em bom estado de utilização por uma nova família a ser realojada.
A empresa municipal gere o Parque Habitacional de Valongo de uma forma inovadora e integrada, através de uma reunião de vários intervenientes para que o processo desde o atendimento, acompanhamento até a sua conclusão se consiga uma maior satisfação do inquilino. Refira-se que possuímos um sistema informático que permite, em tempo real, saber a situação em que se encontra o processo de determinado inquilino. Todos os contactos são registados numa ficha de atendimento que terá a devida resposta após o final do processo.
No acto da entrega das chaves é distribuído um Cartão de Inquilino em que consta o nome do Empreendimento e do Inquilino, Morada, Valor da Renda, Ano de Validade e o Código de Inquilino. Este Código de Inquilino proporciona um atendimento, pessoal ou telefónico, personalizado e eficiente.
Mensagem do Presidente do Conselho de Administração
O meu nome é Diomar Santos e sou o Presidente do Conselho de Administração da Vallis Habita, E.M. , empresa municipal que gere os Empreendimentos Habitação Social (E.H.S.) do concelho de Valongo.
O Conselho de Administração tomou posse no dia 2 de janeiro de 2014 e utiliza este meio para comunicar com a população realojada sobre matérias que entendamos ser do vosso de interesse, bem como, para cumprir com as obrigações legais de publicitação.
Esperamos que esta página vos desperte interesse e responda as vossas dúvidas e expectativas, para um contacto mais personalizado envie um correio eletrônico para geral@vallishabita.net.Muito obrigado.
Organograma
A Vallis Habita, E.M. sempre, desde a sua constituição, teve por objectivo possuir um quadro de pessoal reduzido mas polivalente, por forma a realizar uma racionalização de custos.
Ao longo dos tempos tem vindo a reforçar as suas competências e responder às novas exigências legais.
A empresa municipal, neste momento, tem da seguinte forma orgânica, em que muitos dos postos são realizados e contratualizados com entidades externas, designadamente, o Revisor Oficial de Contas, o Encarregado da Proteção de Dados e Gestor da Qualidade:
A quem se destina?
A Vallis Habita, EM acompanha todos os agregados familiares residentes nas habitações sociais no concelho de Valongo, quer residam em habitações propriedade da empresa municipal ou em habitações do Município de Valongo que estão sob nossa gestão.
A atribuição das habitações sociais, ou seja, a seleção dos agregados familiares é competência da Tutela (Câmara Municipal de Valongo) através de critérios definidos na lei e de acordo com a disponibilidade de habitações que vão ficando devolutas e depois de reabilitadas pelos serviços da empresa municipal.
A Vallis Habita, EM realiza a gestão financeira e patrimonial de todo o edificado habitacional de cariz social e complementariamente presta esclarecimentos aos inquilinos residentes nas referidas habitações.
Recursos Humanos
Assembleia Geral