Atividade e Projetos Sociais
Final de Férias na Praia
Esta atividade foi criada em 2015, e é uma atividade direcionada aos mais novos, que decorreu, normalmente, no início de setembro, e que permite a uma centena de crianças, entre os 6 e 16 anos, residentes nos EHS do concelho de Valongo, acabarem as férias de Verão de uma forma diferente.
Esta atividade, tem um sucesso enorme, de tal forma que temos vindo a ter muitas propostas por parte dos nossos “pequenos” residentes, e como tal, ela tem se realizado de ano para ano com mais dias e mais atividades.
Comemoração do Dia dos Vizinhos
O projeto teve origem na comemoração do Dia Europeu dos Vizinhos, sendo que o mesmo já se comemora desde 2009, tendo o conceito evoluído ao longo dos anos, e desde 2014 este dia designa-se por Vizinhos em Festa, que assenta na realização de um passeio a locais que, normalmente, não estariam acessíveis aos residentes nos EHS.
Comemoração do Dia do Idoso
Os serviços verificaram que não existia uma atividade totalmente dirigida aos moradores mais idosos, pelo que propomos que se realize uma atividade vocacionada para um público sénior, pelo que em 2017, realizou-se pela primeira vez esta atividade.
Festa de Natal para as crianças residentes nos EHS
A Festa de Natal tem como público-alvo as crianças residentes nos EHS do concelho de Valongo com idades até aos 12 anos. O número de inscritos nas festas tem vindo a aumentar demonstrando, quer o impacto positivo que tem produzido nas pessoas, quer a aceitação por parte destas.
A atividade realiza-se desde 2010, sendo um momento de alegre convívio entre os residentes dos diferentes EHS, terminando com a oferta de presentes aos participantes mais novos.
Refira-se que a introdução da modalidade de lanche participado por todos no final da atividade permite que a mesma não se confine aos mais novos, mas permita o envolvimento dos restantes membros dos seus agregados familiares.
Tampa Ajuda
O projeto Tampa Ajuda consiste na recolha de tampas plásticas para posterior conversão em material ortopédico a entregar a pessoas com mobilidade reduzida e/ou necessidades motoras especiais.
Durante os últimos anos foram recolhidos mais de 1000 quilogramas de tampas.
Banco de Livros Escolares
(projeto encerrado em 2020)
O projeto Banco de Livros Escolares Vallis Habita promove a reutilização dos manuais escolares, incentivando os interessados a deixarem os manuais de que já não necessitam, nas instalações da Vallis Habita, E.M., procedendo ao levantamento daqueles de que precisam, desde que disponíveis.
Em 2013 foi iniciado o Banco de Livros Escolares Vallis Habita, tendo sido distribuídos, logo no primeiro ano, ou seja, no ano letivo 2013/2014, 83 manuais escolares, nas instalações da sede da empresa municipal. No início do ano letivo 2014/2015 foram entregues 116 manuais escolares.
Neste momento, na empresa municipal, existem mais de 750 volumes disponíveis para levantamento.
Esta iniciativa abrange mais do que o território do concelho de Valongo, estando aberta a todos os que a ela queiram recorrer, independentemente da localidade em que vivam, constituindo uma tentativa de reduzir o esforço económico dos encarregados de educação, verificado no início de cada ano letivo.
Saibreiras, Pintar um Futuro Maior
Este projeto, que assenta numa parceria com a Associação Helpo, e que envolve outros parceiros, tais como, a CM de Valongo, Junta de Freguesia de Ermesinde e a associação Ermesinde Cidade Aberta, dirigido, essencialmente, aos jovens residentes no EHS das Saibreiras (maioritariamente da faixa etária entre os 12-18 anos).
Os grandes objetivos deste projeto são:
- manter os jovens do EHS Saibreiras afastados de situações de risco, dando-lhes uma oportunidade de dar significado às experiências, através da afirmação da identidade e de pertença à comunidade.
- possibilitar-lhes a prática de atividades artísticas, demonstrado assim, aos jovens que, através da arte, podem expressar-se e deixar a sua marca, trabalhando os seus sonhos e desejos futuros) e;
- experienciar situações, individualmente e em grupo, que os tornem jovens no futuro com uma maior intervenção cívica.
No ano de 2022, avançou-se com uma nova componente de apoio ao Estudo, tendo-se criada uma rede de voluntários que prestam esse apoio a mais de uma dezena de jovens residentes.